Vencedores do "Planeta Água" terão trabalhos incluídos

No dia 21 de março, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou o lançamento do projeto "Planeta Água", que envolveu cerca de 2.500 estudantes do município
O projeto, planejado e concebido pela SEMECE, visa desenvolver a participação dos alunos da rede pública e particular de ensino na conscientização dos problemas ambientais, buscando, assim, valorizar a água como fonte de vida em sua diversidade. O projeto "Planeta Água" conta com o apoio da CORSAN, APARP, GEPON, CONDEMA, SEMPA, NovaDesign, Artefatos de Concreto Tadeu, Metalúrgica Padre Réus e Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga.
Concurso - De acordo com o secretário de Educação, Vitor Hugo Nascimento, o projeto foi concebido para ser implantado na rede municipal de ensino; porém, pela importância do tema e pela sua abrangência, as escolas da rede estadual e particular foram convidadas a aderir ao projeto, o qual, contou com um concurso de redação sobre o tema "Água e Educação Ambiental" para os alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como um concurso de desenho do referido tema voltado a alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas três redes. A divulgação dos vencedores será feita no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a programação de aniversário do município, a partir das 14h, na SEMECE.
Premiações - Os alunos vencedores do concurso serão contemplados com um passeio de barco pelo Rio Piratini, juntamente com seu professor. Este passeio terá o apoio da APARP. Além disso, os vencedores terão a oportunidade de inserir seu trabalho premiado na Cápsula do Tempo, que permanecerá lacrada na SEMECE por 20 anos.
Cápsula do Tempo - De acordo com Vitor Hugo, o objetivo da referida Cápsula do Tempo é de que seja feito um diagnóstico do panorama social do município em 2013 para que, daqui a 20 anos, o dispositivo seja aberto pelas futuras gerações visando uma análise comparativa dos aspectos da sociedade são-luizense. A cápsula será inaugurada no dia 5 de junho, e será lacrada até o dia 5 de junho do ano de 2033. Além dos trabalhos dos alunos vencedores do concurso, o dispositivo irá contar com documentos e depoimentos de representantes das diversas áreas e setores do município, que irão formar o referido diagnóstico social. A cápsula ficará preservada no pátio da SEMECE até a data de sua reabertura. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)